inovação

Pedido de vistas impede votação do Parque Tecnológico da UFSM

18.305

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira

O Conselho Universitário (Consu) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) colocou em análise, na manhã desta sexta-feira, o projeto de criação do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da instituição, popularmente chamado de Parque Tecnológico da UFSM. Contudo, o Diretório Central do Estudantes (DCE) pediu vistas do projeto e a votação ficou suspensa para a próxima reunião do Consu. 

VÍDEO: projeto de terapia com cães completa dois anos no Husm

Pelo protocolo, o pedido de vistas dá prazo de 48 horas para avaliação do texto. Após esse período, a pessoa ou grupo que solicitou vistas deve apresentar um parecer sobre o projeto, que pode ser desfavorável, favorável ou favorável com ressalvas. A reunião encerrou por volta das 10h45min, mas a data do próximo encontro não foi definida. Foi aprovado um indicativo de que a apresentação do parecer do DCE e discussão do texto seja em janeiro de 2020.

O coordenador do DCE, Rodrigo Poletto, diz que o grupo decidiu pelo pedido de vistas por que não percebe a participação de atores públicos no desenvolvimento do Parque Tecnológico.

- O projeto todo do parque é voltado às empresas, não fala em ciência e tecnologia mais voltada à sociedade. Nem na gestão, é desconsiderado estudantes, técnicos e professores. Dá muita força ao mercadológico, da ciência e tecnologia e nos vende a preço muito barato para as empresas - diz Poletto.

Homem é preso por abate clandestino de animais em Cruz Alta

O diretor do Centro de Tecnologia, Tiago Marchesan, acredita que a UFSM está atrasada na iniciativa de ter um Parque Tecnológico e que, assim, a universidade fica "isolada dentro dos próprios muros e sem contribuir com a sociedade". Ele cita que com o Parque, as incubadoras de empresas que existem dentro da UFSM poderiam se desenvolver mais.

- As empresas hoje não vivem mais sozinhas, elas precisam dessa interação para desenvolvimento de tecnologias e ciência - avalia.

A PROPOSTA
Aprovada a criação do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia, a estrutura seria gerida pela Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec). De acordo com a minuta, o parque funcionaria como um complexo planejado de desenvolvimento empresarial e tecnológico promotor de cultura de inovação, de competitividade industrial e empresarial (...) e auxiliando na promoção de sinergias em pesquisas (...)".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: com gritos de 'Mãe Loira, presente!', amigos e familiares se despedem de Verônica Anterior

VÍDEO: com gritos de 'Mãe Loira, presente!', amigos e familiares se despedem de Verônica

Próximo

Em entrevista, veterinário conta sua experiência na profissão

Geral